planejamento financeiro

Planejamento Financeiro: Como Fazer Para o Seu Negócio

Manter um negócio é mais do que apostar na ideia, e focar no lucro, é se planejar para todos os acontecimentos, por isso fazer um planejamento financeiro é tão importante. É no planejamento que você se prepara para situações críticas no seu negócio e define plano de ações para conseguir superar essas situações.

Um bom planejamento começa com você tendo a noção exata da situação do seu negócio no momento, e isso envolve tempo de mercado, caixa, público-alvo, concorrentes entre outros fatores. Tendo essa noção, você consegue definir preço dos produtos, analisar seus fornecedores e fazer um balanço patrimonial da sua posição financeira.

Após essa atualização, registre isso em planilhas no computador, primeiro faça o registro atual da sua situação e depois comece a fazer registros de futuras situações, tanto das que você espera quanto das que você não espera. É ideal que seja feito mensalmente, construindo as estratégias do negócio, mostrando vendas, gastos, imprevistos e até mesmo novos investimentos que você achar necessário.

Mas, como é o futuro e não somos videntes, ainda temos que trabalhar com possibilidades muito distintas da realidade e que até mesmo achamos que pode ser muito improvável de acontecer, como desastres naturais ou pandemias. Mas também se programe para isso.

No fim, coloque em ação! Mas lembre-se esse planejamento feito não é regra, ele é mutável conforme os acontecimentos nos negócios, a sua visão de hoje pode ser bem diferente da sua visão de amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *